Projetos

Educação Infantil

Projeto Sucata

          Como o próprio nome já diz, este projeto tem como matéria prima objetos inutilizados. A sucata tem possibilidades educativas, praticamente, ilimitadas, já que, se trabalhada com imaginação, pode se transformar em material didático de alta qualidade. Nas mãos das crianças, esses objetos ganham um toque de criatividade e assumem formas de brinquedos, porta-retratos, quadros e jogos. A criação do novo produto acontece ora a partir do planejamento da professora, ora da própria imaginação.

Objetivos:

• Auxiliar a criança a ter uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando suas possibilidades e limitações;

• Observar as relações entre homem e a realidade com interesse e curiosidade, indagando, discutindo, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;

• Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.


Ensino Fundamental (1ª a 4ª)

Projeto “Era uma Vez”

          Mais que ler e escrever, o aluno deve ser formado pela consciência de sua importância como agente cultural e transformador da sociedade. Com o Projeto “Era Uma Vez”, o estudante passa a desenvolver melhor suas idéias, refletindo sobre questões filosóficas, técnicas e de qualquer outro aspecto.

          No “Era Uma Vez”, o aluno, além de desenvolver o hábito da leitura, confecciona livros, através da organização dos seus próprios pensamentos. A opinião do estudante, enquanto às expectativas do projeto, é de grande importância para o desenvolvimento dos trabalhos.


Projeto Jornal Informativo

          O projeto tem como intuito despertar o interesse pela leitura e pela escrita, através da divulgação de trabalhos e conhecimento adquirido durante as aulas. O desenvolvimento acontece em grupos, com rodízio das sessões. No Jornal Informativo, o aluno tem espaço para expor sua criatividade relacionada ao tema em pauta.

Projeto Xadrez

          Se o xadrez é um jogo onde é desenvolvido o autocontrole, o pensamento lógico e a capacidade de tomar decisões, então, por que não usá-lo como ferramenta pedagógica? Através do Projeto Xadrez, o aluno desenvolve o raciocínio, o respeito pelas pessoas e a aceitação da derrota e da vitória como algo fundamental da vida.

Ensino Fundamental (5ª a 8ª)

Projeto Bullying

          O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, físicas ou morais, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais alunos contra outro(s), o que causa dor e angústia e configura uma relação desigual de poder.

          O Projeto Bullying foi implantado com a intenção de propiciar um ambiente de mais respeito e aceitação entre as diferenças existentes nas pessoas.

          A responsável pelo projeto, a Orientadora Disciplinar, Helenir Cristina Barros Arruda, comenta: "A escola deve agir precocemente contra o BULLYING. Quanto mais cedo o bullying cessar, melhor será o resultado para todos os alunos."

Para saber mais acesse o site feito pelos alunos e professores:
www.diganaoaobullying.vai.la