Informações Gerais

Manual do Estudante

Calendário 2014

Cronograma de Atividades 2014

Horários

Horários Extras

Lembretes

 

 

Manual do Estudante

 

CNEC

Uma Rede do tamanho do Brasil


         A CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) é um dos maiores grupos educacionais do país - e uma das 1.000 maiores empresas. Com 70 anos de existência, a CNEC atua em todos os níveis educacionais, em 18 Estados da federação. Possui 134 unidades de educação básica, 21 unidades de ensino superior.

         A Educação Básica tem por finalidade o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação para o pleno exercício da cidadania e proporcionando meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

         Educação de excelência com compromisso social. É essa a Missão da CNEC, que se materializa na oferta de Educação Básica, em todos os níveis.

         A oferta de Educação Básica na CNEC rege-se pelos seguintes princípios: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; garantia da qualidade da ação educativa, com vistas ao desenvolvimento integral do aluno; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização do profissional da educação; valorização da experiência extraescolar e vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

         O currículo fundamenta-se nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, e desenvolve-se a partir da concepção metodológica do material didático do Sistema de Ensino CNEC, elaborado a partir de dois pressupostos básicos: o de que o conhecimento é construído, tomando-se sempre novos conhecimentos, e o de que essa construção deve acontecer, portanto, em espiral, um processo de retomada do conceito em nível superior, em um processo virtuoso – não vicioso – interligando as diferentes fases da construção do Saber,,contemplando os Pilares da Educação, Aprender a Conhecer, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer,complementados pelo Aprender a Conviver e o Aprender a Ser.


Proposta Pedagógica

       A proposta pedagógica do Colégio Cenecista Catanduvas constitui-se em um projeto dinâmico, que nasceu do movimento de ação-reflexão-ação que nunca estará pronto e acabado. É um trabalho pedagógico construído e vivenciado em todos os momentos e por todos os envolvidos no processo educativo da escola.

            A organização escolar envolvida na educação, constitui-se numa agência de prestação de serviços educacionais que se propõe a repassar para a sua clientela os conhecimentos de que necessita, com a garantia de qualidade que possa ajudá-la a competir com sucesso no mundo moderno e usufruir de uma qualidade de vida que faça a pessoa sentir-se feliz consigo mesma e com o seu semelhante.

            A Filosofia do Colégio Cenecista Catanduvas é um processo de construção do cidadão capaz de responder com eficiência e de modo crítico e criativo às exigências contemporâneas, estabelecendo perspectivas futuras, frente às mudanças físicas, sociais, científicas, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais.


Sistema CNEC de Ensino


       A união entre uma elaborada proposta pedagógica e soluções logísticas e de tecnologia.

O Sistema de Ensino CNEC tem a missão de oferecer, do Maternal ao Ensino Médio, um material didático de qualidade visando à formação de indivíduos capazes de:

  • Realizar os seus sonhos através do desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Ter autonomia própria para enfrentar com conhecimento e sabedoria os desafios dentro e fora da escola;
  • Compreender os valores sociais e humanísticos que estão presentes no nosso ambiente social;
  • Ter habilidades para a construção de um mundo cada vez mais justo e melhor;
  • Saber reconhecer as oportunidades que a sociedade lhe oferece.

O conhecimento é construído através de disciplinas interligadas pela espiral do conhecimento, ou seja, os assuntos são iniciados, ampliados e aprofundados, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com uma sólida proposta pedagógica e soluções integradas.

 

Setores  Serviços

Telefone da Secretaria: 3690-8928

Recepção: 3690-8900
Setor Responsável/Função Telefone
Direção
Miriam Castro de Jesus
Diretora
3690-8900
Secretaria
Ana Maria Morais
Secretária
catanduvas@colegiocatanduvas.com.br
3690-8929
Coordenação
Pedagógica

Ellen Rose R. Alfredo
Coordenadora Educação Infantil
ellen@colegiocatanduvas.com.br


Sandra Ossani Claudiano
Coordenadora Ens. Fundamental I e II
sandra@colegiocatanduvas.com.br


Janice Batista Maciel Balieiro
Coordenadora Ensino Fundamental II  
janice@colegiocatanduvas.com.br


João Paulo de Oliveira Silva
Coordenador Ensino Médio
joaopaulo@colegiocatanduvas.com.br


Regiana Paula de Freitas Azevedo
Orientadora
regiana@colegiocatanduvas.com.br



3690-8954



3690-8935




3690-8936

3690-8936


3690-8949

Disciplinários

Claudemir de Paula – Camilo
Jennifher Vieira Maia
Leonardo Miguel Avelino
Maria Cláudia Pichara Araújo
Maria Helenice Franco Ramos
Marlene Bastos Grande
Mirelly Limborço
Silvana Aparecida dos Santos
Suely de Fátima G. Realy Silva

 
Atendimento
Ambulatorial
Clélia Aparecida Silva Flausino
Auxiliar de enfermagem
3690-8947

=> Para  atendimento  junto à coordenação, solicita-se agendamento prévio.

 

Normas Básicas de Funcionamento

           O trabalho escolar se realiza efetivamente, com organização, disciplina, esforço e dedicação.

Horário de Entrada e Saída

Educação Infantil
Entrada: 12h45
Saída: 17h


Ensino Fundamental I (1º ao 5ºano)
Entrada: 12h45 (abertura do portão às 12h30)
Recreio: 15h15 às 15h35
Saída: 17h15
Entrada e saída: 1º ao 5º ano: pela Avenida Benjamin Constant.
                         

Ensino Fundamental II (6ºano a 8ª série) e Ensino Médio
Entrada: 7h
Saída: 11h30 ou 12h20
Recreio: 8h40 às 8h50
10h30 às 10h40


Aulas extraturno – (plantões)
Conforme horário específico

Observações:

=> A chegada à escola com atraso, só será permitida em casos médicos e/ou laboratoriais, com apresentação de atestado para todos os segmentos.

=> A saída antecipada de estudantes será permitida somente com a autorização por escrito, feita pelo responsável.

=> O período máximo de permanência no Colégio após o término da aula e atividades é de 20 minutos, cabendo aos pais ou responsáveis a sua ida para casa, evitando assim problemas relacionados à sua segurança pessoal.

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Atividades Extras

O Colégio oferece:

         - Banda de Música
         - Aulas de Teatro
      
- Escola de Esportes
         -  Escola de Dança
         -  Ginástica Olímpica
         - Capoeira


Uniforme Escolar

=> O uso do uniforme é obrigatório, pelo estudante, durante as aulas, e em todas as atividades programadas pela escola; inclusive nas atividades extraturno (aulas complementares, treinamentos espor-tivos, uso da biblioteca e laboratório).

- Somente para Ensino Fundamental II e Médio: Calça Jeans (tradicional, sem enfeites);

- Calça tactel e/ou helanca azul marinho (do Colégio);

- Camiseta do colégio;

- Agasalho de inverno do colégio ou azul marinho, sem estampa;

- Tênis preto, branco, cinza ou azul-marinho;

- Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I é permitido o uso de sandálias branca, preta ou azul-marinho (modelo escolar);

- Não é permitido o uso de sandálias com saltinhos ou tamancos, botas, botinas, chinelos ou snakers.

- Educação Física: Camiseta e calça ou bermuda tactel e/ou helanca do Colégio.

- Solicitamos a identificação do uniforme com a gravação do nome completo do estudante, série e turma.

- Caso o estudante se apresente sem o uniforme, ou com o mesmo descaracterizado, os pais ou responsáveis serão comunicados, para que o mesmo seja substituído imediatamente.

=> Cabe lembrar que ao adquirir bermuda e camiseta, cuidar para que o comprimento seja adequado para ser utilizado em uma instituição de ensino.


- Os estudantes do 6° ano a 8ª Série e Ensino Médio poderão frequentar a escola no período da tarde exclusivamente para as aulas complementares, treinamentos esportivos, uso da biblioteca e laboratório (devidamente uniformizados).

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Frequência

         A frequência às aulas é obrigatória. Atendendo à Legislação, é necessário o mínimo de 75% de presença do total de horas/aula ministradas durante o ano letivo. Quando o estudante, por algum motivo, não puder comparecer às aulas a escola deverá ser comunicada.

Educação Física

          
As aulas de Educação Física são obrigatórias conforme Matriz Curricular. O estudante deverá frequentá-las devidamente uniformizado. Situações especiais serão tratadas conforme o disposto no Regimento Escolar.

Obs: Será registrada a falta do estudante que não estiver devidamente uniformizado ou não participar efetivamente das aulas de Educação Física.

Normas de Convivência

          É fundamental que o estudante tenha consciência de que deve ter um compromisso de respeito com ele mesmo, com seus colegas e professores. É função do mesmo, cumprir seus deveres, tais como:

- Desempenhar a contento, com assiduidade e zelo, todas as atividades escolares em que se exigir sua participação;

- Respeitar as normas disciplinares do Colégio;

- Tratar com respeito os diretores, especialistas, professores, autoridades de ensino, funcionários e colegas;

- Ser educado e cortês com os colegas e respeitar o material pertencente a eles;

- Compreender a estrutura física do colégio como um bem comum a todos. Sendo assim, o estudante  que provocar algum dano ao patrimônio deverá, além das consequências previstas nas normas disciplinares, cumprir trabalhos em favor do grupo escolar, bem como ressarcir a instituição das despesas decorrentes do dano causado.

- Contribuir para a manutenção da limpeza do Colégio;

- Não portar material que represente perigo para a sua saúde, segurança e integridade física e moral sua ou dos outros.

Obs: Ao tocar o sinal no início do turno e no final do recreio, todos os estudantes deverão encaminhar-se para a sala de aula e aguardar o professor.
           Durante as aulas, bem como na mudança de professores, os estudantes deverão permanecer dentro da sala de aula.
           Os trabalhos solicitados pelos professores devem ser entregues na data marcada. Recomenda-se, ao estudante, criar o hábito de anotar as datas dos seus compromissos escolares. Na impossibilidade da entrega, a coordenação receberá os mesmos no dia seguinte valendo 50% da nota.

É vedado ao estudante:

- Uso do boné em sala de aula, sandália, chinelos, tamancos, botas, botinas, snakers, camisa de time de futebol, agasalhos com estampas;

- Trazer para a escola textos, gravuras e ou objetos impróprios à instrução e aos bons costumes;

- Comemorar aniversários de colegas com manifestações de mau gosto, tais como: rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha etc.;

- Ausentar-se da sala de aula sem a permissão dos professores; e da escola, sem autorização da Coordenação;

- Jogar baralho, usar cigarro, bebida alcoólica ou substâncias tóxicas nas dependências da escola;

- Trazer para a escola aparelhos eletrônicos (celular, fone de ouvido, mp4, notebook, tablets, ou similares). Os aparelhos serão recolhidos e somente devolvidos aos pais e/ou responsáveis. No caso de reincidência será aplicada a advertência por escrito;

- Cabular aula dentro da própria escola, pelos corredores, pátios e outros locais;

- Perturbar intencionalmente o desenvolvimento da aula;

- Rasurar, provocar alterações ou supressões em anotações feitas pelo professor na agenda ou em outros documentos escolares, assim como falsificar a assinatura dos pais ou responsáveis;

- Ocupar-se, durante a aula, com objetos e trabalhos estranhos às atividades da disciplina;

- Descumprir a disposição de lugares estabelecida no Mapa de Sala;

- Deixar de realizar tarefas de casa ou outros trabalhos escolares e não apresentar o material didático solicitado;

- Desrespeitar a integridade moral dos colegas, professores e funcionários por meio de comentários ou palavras ofensivas, depreciativas ou injuriosas;

- Manifestação ostensiva de namoro nas dependências e imediações da escola;

- Difamar externa ou internamente a comunidade educativa ou seus integrantes, seja verbalmente, por meio impresso, eletrônico ou outra forma de mídia;

- Brigar, agredir fisicamente ou cometer outras formas de violência que possam ter como consequência dano à integridade física de colegas, professores ou terceiros, provocadas dentro ou nas imediações da escola;

- Usar, sem a devida permissão, o nome da escola para qualquer tipo de promoção, campanha ou propaganda;

- Apresentar-se com vestuário curto, justo, impróprio para usar em uma instituição de ensino;

- Faltar coletivamente às aulas;

- Trazer como acompanhante, pessoas estranhas à comunidade escolar;

- Comercializar qualquer tipo de produto no espaço escolar, exceto em eventos da instituição com a autorização da direção.

     O não cumprimento dos princípios e normas de convivência pelo estudante é passível de:

- Advertência oral;

- Advertência escrita;

- Suspensão.

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LEMBRETES

- Após o término das atividades escolares de cada turno, só será permitida a saída da criança se a mesma for acompanhada por um responsável, previamente autorizado e registrado na ficha individual do aluno.

- Todos os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar e uniforme etiquetados e/ou marcados com dados pessoais. Em caso de perda de material escolar, procurar os disciplinários.

- O colégio não se responsabiliza por objetos perdidos pelos estudantes e não os indeniza, após o prazo de 60 dias os mesmos serão doados a instituições assistenciais.

- É fundamental a participação efetiva da família como co-participe do processo de desenvolvimento do estudante. Fazendo-se presente em reuniões, interando-se e acompanhando a situação escolar do filho(a).

- Para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, será permitido o brinquedo (com exceção de cartas, figurinhas, maquiagem) somente às sextas-feiras pede-se não enviar brinquedos de alto valor comercial e sentimental, por se tratar de uso coletivo.

 

Comemoração de Aniversários (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)

           Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I os aniversários poderão ser comemorados seguindo os seguintes critérios:

  • Agendamento prévio de 1 semana com a professora regente.

  • Não será permitido o envio de convites e a troca de presentes.

  • A comemoração será realizada em sala de aula, após o recreio, somente entre os estudantes da sala e professores.

  • Não será permitida a presença de convidados.

  • O Colégio não se responsabiliza pelo envio de câmaras fotográficas e/ou filmadoras a fim de registrar o aniversário.

  • Somente será permitida a entrega de convites de aniversários se este ocorrer fora do ambiente escolar e se TODOS os estudantes da sala forem convidados.


Sistema de Avaliação

           Nossa avaliação consiste em diagnosticar a real situação do estudante em relação ao seu desempenho nas disciplinas. O professor acompanha permanentemente seus estudantes através de uma avaliação dinâmica, processual e contínua, identificando seus avanços, suas dificuldades e possibilidades de retomada no processo ensino-aprendizagem.

        O ano letivo tem o seu regime de trimestralidade assim distribuído:

1º trimestre = 30 pontos
2º trimestre = 35 pontos
3º trimestre = 35 pontos

        Serão distribuídos 100 pontos no decorrer do ano letivo. A aprovação do estudante depende de frequência (mínimo de 75% de presença ao total de horas/aulas ministradas no ano letivo) e de aproveitamento (mínimo de 60% dos 100 pontos distribuídos em cada área do conhecimento).

        Se por motivo de saúde ou de força maior, o estudante não puder comparecer à avaliação, a mesma só poderá ser realizada, em 2ª chamada em data marcada, mediante atestado médico ou justificativa assinada pelo responsável, no prazo impreterível de 24 horas.

Processo Avaliativo


Educação Infantil

- Portfólio

- Observação

- Ficha de acompanhamento de desenvolvimento



Ensino Fundamental I

Avaliações Mensais:
são testes com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas), aplicados de acordo com o planejamento dos professores. Cada turma tem um dia para a aplicação.

Avaliação Temática: consta de uma prova com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas), planejada a partir de um tema previamente estabelecido. É aplicada de acordo com o cronograma. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas.

Avaliação Trimestral: elaborada com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas) e aplicada, de acordo com o cronograma.

Atividades Programadas: trabalhos, pesquisas e deveres.




Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O estudante será avaliado com os seguintes instrumentos:

Avaliação Semanal: questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas). Aplicada de acordo com o cronograma.

Avaliação Trimestral: elaborada com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas) e aplicada no turno matutino, de acordo com o cronograma.

Simulado (para Ensino Médio): Consta de uma prova elaborada com questões objetivas. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas.

Avaliação Temática (para Ensino Fundamental II): consta de uma prova objetiva (fechada), planejada a partir de um tema previamente estabelecido. É aplicada de acordo com o cronograma. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas

Deveres e trabalhos: são tarefas programadas pelos professores.

Eventos e Projetos: ocorrem durante o ano letivo, com datas previamente estabelecidas pelos professores. Os critérios de avaliação serão discriminados em seus respectivos planejamentos


 

Processo de Recuperação

            O Processo de Recuperação tem por objetivo recuperar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ao longo do processo educativo, de modo que o estudante possa garantir o nível mínimo de aproveitamento fixado nos objetivos propostos.

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