Informações Gerais

Manual do Estudante

Calendário 2015

Cronograma de Atividades 2015

Horários

Lembretes

 

 

Manual do Estudante

Rede CNEC

          A CNEC é um dos maiores grupos Educacionais do país e uma das 1.000 maiores empresas. Oferta serviço educacional que atende os níveis da Educação Básica, Superior, Pós Graduação nas modalidades presencial e EAD. Neste grupo, encontra-se inserido o Colégio Cenecista Catanduvas, que oferta a Educação Básica.

         Comprometida com seu papel na educação nacional, a CNEC destaca-se na defesa e no desenvolvimento de uma educação que garanta o progresso e viabilize a formação de pessoas e de profissionais competentes, alicerçada nas crenças e valores definidos pelos educadores e executivos cenecistas no Planejamento Estratégico Institucional.

         A Educação Básica tem por finalidade o desenvolvimento integral do educando, assegurando-lhe a formação para o pleno exercício da cidadania e proporcionando meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

         A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social em complemento à ação da família. O atendimento às crianças nessa etapa se dá em creches (até três anos) e em Pré-escolas (quatro e cinco anos), onde o papel de educar tem sempre um caráter lúdico. É fundamental propiciar às crianças situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas que contribuam para o desenvolvimento de suas potencialidades.

        O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, visa à formação básica do cidadão, observado o desenvolvimento da capacidade de aprender.

         O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica com duração de três anos e, nos termos da LDB, tem por objetivo a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


Missão


           Promover a formação integral das pessoas, oferecendo educação de excelência com compromisso social.


Visão



         Para concretizar sua visão, missão e objetivos estratégicos, a CNEC entende que é necessário garantir o desenvolvimento de todos os seus colaboradores, a melhoria contínua de sua prática pedagógica e de seus processos gerenciais, e o fortalecimento de sua relação com a comunidade.

        Assim, estabeleceu uma nova estrutura de governança, sustentada por um Sistema de Gestão Integrada, com a distribuição de funções, delegação de autoridade e subsidiariedade nas ações, que exigem integração entre as pessoas e unidades mantidas, em todos os seus níveis.

         A busca da clareza nas partes e sua dinâmica integração no todo são requeridas pelas práticas da boa gestão, evitando-se justaposições que redundem em perda de energia, de tempo e de recursos. Tal atitude confere necessária transparência à gestão, facultando ampla visão das partes e do todo para maximizar os resultados econômico-financeiros aumentando a participação da Rede CNEC no mercado educacional para fortalecer e consolidar a marca.


Valores e Princípios


  • Ética
  • Excelência
  • Valorização do Ser Humano
  • Compromisso Social e Ambiental


Sistema CNEC de Ensino


O Sistema de Ensino CNEC tem a missão de oferecer, do Maternal ao Ensino Médio, um material didático de qualidade visando à formação de indivíduos capazes de:

  • Realizar os seus sonhos através do desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Ter autonomia própria para enfrentar com conhecimento e sabedoria os desafios dentro e fora da escola;
  • Compreender os valores sociais e humanísticos que estão presentes no nosso ambiente social;
  • Ter habilidades para a construção de um mundo cada vez mais justo e melhor;
  • Saber reconhecer as oportunidades que a sociedade lhe oferece.

O conhecimento é construído através de disciplinas interligadas pela espiral do conhecimento, ou seja, os assuntos são iniciados, ampliados e aprofundados, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com uma sólida proposta pedagógica e soluções integradas.

 

Setores  Serviços

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=> Para  atendimento  junto à coordenação, solicita-se agendamento prévio.

 

Normas Básicas de Funcionamento

           De acordo com o Regimento Escolar, o trabalho no Colégio Cenecista Catanduvas se realiza com organização e disciplina.

Horário de Entrada e Saída

Educação Infantil
Entrada: 12h45 (abertura do portão às 12h25)
Saída: 17h


Ensino Fundamental I (1º ao 5ºano)
Entrada: 12h45 (abertura do portão às 12h30)
Recreio: 15h15 às 15h35
Saída: 17h15
Entrada e saída: 1º ao 5º ano: pela Avenida Benjamin Constant.
                         

Ensino Fundamental II (6ºano a 8ª série) e Ensino Médio
Entrada: 7h
Saída: 11h30 ou 12h20
Recreio: 8h40 às 8h50
10h30 às 10h40


Aulas extraturno – (plantões)Conforme horário específico

Observações:

=> A chegada à escola com atraso, só será permitida em casos médicos e/ou laboratoriais, com apresentação de atestado para todos os segmentos.

=> A saída antecipada de estudantes será permitida somente com a autorização por escrito, feita pelo responsável.

=> O período máximo de permanência no Colégio após o término da aula e atividades é de 20 minutos, cabendo aos pais ou responsáveis a sua ida para casa, evitando assim problemas relacionados à sua segurança pessoal.

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Atividades Extras

O Colégio oferece:

         - Banda de Música
         - Aulas de Teatro
      
- Escola de Esportes
         -  Escola de Dança
         -  Ginástica Olímpica
         - Capoeira


Uniforme Escolar

=> O uso do uniforme é obrigatório, pelo estudante, durante as aulas, e em todas as atividades programadas pela escola; inclusive nas atividades extraturno (aulas complementares, treinamentos espor-tivos, uso da biblioteca e laboratório).

- Somente para Ensino Fundamental II e Médio: Calça Jeans (tradicional, sem enfeites);

- Calça tactel e/ou helanca azul marinho (do Colégio);

- Camiseta do colégio;

- Agasalho de inverno do colégio ou azul marinho, sem estampa;

- Tênis preto, branco, cinza ou azul-marinho;

- Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I é permitido o uso de sandálias branca, preta ou azul-marinho (modelo escolar);

- Não é permitido o uso de sandálias com saltinhos ou tamancos, botas, botinas, chinelos ou snakers.

- Educação Física: Camiseta e calça ou bermuda tactel e/ou helanca do Colégio.

- Solicitamos a identificação do uniforme com a gravação do nome completo do estudante, série e turma.

- Caso o estudante se apresente sem o uniforme, ou com o mesmo descaracterizado, os pais ou responsáveis serão comunicados, para que o mesmo seja substituído imediatamente.

=> Cabe lembrar que ao adquirir bermuda e camiseta, cuidar para que o comprimento seja adequado para ser utilizado em uma instituição de ensino.


- Os estudantes do 6° ano a 8ª Série e Ensino Médio poderão frequentar a escola no período da tarde exclusivamente para as aulas complementares, treinamentos esportivos, uso da biblioteca e laboratório (devidamente uniformizados).

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Frequência

         A frequência às aulas é obrigatória. Atendendo à Legislação, é necessário o mínimo de 75% de presença do total de horas/aula ministradas durante o ano letivo. Quando o estudante, por algum motivo, não puder comparecer às aulas a escola deverá ser comunicada.

Educação Física

          
As aulas de Educação Física são obrigatórias conforme Matriz Curricular. O estudante deverá frequentá-las devidamente uniformizado. Situações especiais serão tratadas conforme o disposto no Regimento Escolar.

Obs: Será registrada a falta do estudante que não estiver devidamente uniformizado ou não participar efetivamente das aulas de Educação Física.

Normas de Convivência

          É fundamental que o estudante tenha consciência de que deve ter um compromisso de respeito com ele mesmo, com seus colegas e professores. É função do mesmo, cumprir seus deveres, tais como:

- Desempenhar a contento, com assiduidade e zelo, todas as atividades escolares em que se exigir sua participação;

- Respeitar as normas disciplinares do Colégio;

- Tratar com respeito os diretores, especialistas, professores, autoridades de ensino, funcionários e colegas;

- Ser educado e cortês com os colegas e respeitar o material pertencente a eles;

- Compreender a estrutura física do colégio como um bem comum a todos. Sendo assim, o estudante  que provocar algum dano ao patrimônio deverá, além das consequências previstas nas normas disciplinares, cumprir trabalhos em favor do grupo escolar, bem como ressarcir a instituição das despesas decorrentes do dano causado.

- Contribuir para a manutenção da limpeza do Colégio;

- Não portar material que represente perigo para a sua saúde, segurança e integridade física e moral sua ou dos outros.

Obs: Ao tocar o sinal no início do turno e no final do recreio, todos os estudantes deverão encaminhar-se para a sala de aula e aguardar o professor.
           Durante as aulas, bem como na mudança de professores, os estudantes deverão permanecer dentro da sala de aula.
           Os trabalhos solicitados pelos professores devem ser entregues na data marcada. Recomenda-se, ao estudante, criar o hábito de anotar as datas dos seus compromissos escolares. Na impossibilidade da entrega, a coordenação receberá os mesmos no dia seguinte valendo 50% da nota.

É vedado ao estudante:

- Uso do boné em sala de aula, sandália, chinelos, tamancos, botas, botinas, snakers, camisa de time de futebol, agasalhos com estampas;

- Trazer para a escola textos, gravuras e ou objetos impróprios à instrução e aos bons costumes;

- Comemorar aniversários de colegas com manifestações de mau gosto, tais como: rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha etc.;

- Ausentar-se da sala de aula sem a permissão dos professores; e da escola, sem autorização da Coordenação;

- Jogar baralho, usar cigarro, bebida alcoólica ou substâncias tóxicas nas dependências da escola;

- Trazer para a escola aparelhos eletrônicos (celular, fone de ouvido, mp4, notebook, tablets, ou similares). Os aparelhos serão recolhidos e somente devolvidos aos pais e/ou responsáveis. No caso de reincidência será aplicada a advertência por escrito;

- Cabular aula dentro da própria escola, pelos corredores, pátios e outros locais;

- Perturbar intencionalmente o desenvolvimento da aula;

- Rasurar, provocar alterações ou supressões em anotações feitas pelo professor na agenda ou em outros documentos escolares, assim como falsificar a assinatura dos pais ou responsáveis;

- Ocupar-se, durante a aula, com objetos e trabalhos estranhos às atividades da disciplina;

- Descumprir a disposição de lugares estabelecida no Mapa de Sala;

- Deixar de realizar tarefas de casa ou outros trabalhos escolares e não apresentar o material didático solicitado;

- Desrespeitar a integridade moral dos colegas, professores e funcionários por meio de comentários ou palavras ofensivas, depreciativas ou injuriosas;

- Manifestação ostensiva de namoro nas dependências e imediações da escola;

- Difamar externa ou internamente a comunidade educativa ou seus integrantes, seja verbalmente, por meio impresso, eletrônico ou outra forma de mídia;

- Brigar, agredir fisicamente ou cometer outras formas de violência que possam ter como consequência dano à integridade física de colegas, professores ou terceiros, provocadas dentro ou nas imediações da escola;

- Usar, sem a devida permissão, o nome da escola para qualquer tipo de promoção, campanha ou propaganda;

- Apresentar-se com vestuário curto, justo, impróprio para usar em uma instituição de ensino;

- Faltar coletivamente às aulas;

- Trazer como acompanhante, pessoas estranhas à comunidade escolar;

- Comercializar qualquer tipo de produto no espaço escolar, exceto em eventos da instituição com a autorização da direção.

     O não cumprimento dos princípios e normas de convivência pelo estudante é passível de:

- Advertência oral;

- Advertência escrita;

- Suspensão.

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LEMBRETES

- Após o término das atividades escolares de cada turno, só será permitida a saída da criança se a mesma for acompanhada por um responsável, previamente autorizado e registrado na ficha individual do aluno.

- Todos os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar e uniforme etiquetados e/ou marcados com dados pessoais. Em caso de perda de material escolar, procurar os disciplinários.

- O colégio não se responsabiliza por objetos perdidos pelos estudantes e não os indeniza, após o prazo de 60 dias os mesmos serão doados a instituições assistenciais.

- É fundamental a participação efetiva da família como co-participe do processo de desenvolvimento do estudante. Fazendo-se presente em reuniões, interando-se e acompanhando a situação escolar do filho(a).

- Para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, será permitido o brinquedo (com exceção de cartas, figurinhas, maquiagem) somente às sextas-feiras pede-se não enviar brinquedos de alto valor comercial e sentimental, por se tratar de uso coletivo.

 

Comemoração de Aniversários (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)

           Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I os aniversários poderão ser comemorados seguindo os seguintes critérios:

  • Agendamento prévio de 1 semana com a professora regente.

  • O envio de convites no ambiente escolar somente será permitido se todos os alunos da sala forem convidados.

  • A comemoração será realizada em sala de aula, após o recreio, somente entre os estudantes da sala e professores.

  • Não será permitida a presença de convidados.

  • O Colégio não se responsabiliza pelo envio de câmaras fotográficas e/ou filmadoras a fim de registrar o aniversário.


Sistema de Avaliação

           Nossa avaliação consiste em diagnosticar a real situação do estudante em relação ao seu desempenho nas disciplinas. O professor acompanha permanentemente seus estudantes através de uma avaliação dinâmica, processual e contínua, identificando seus avanços, suas dificuldades e possibilidades de retomada no processo ensino-aprendizagem.

        O ano letivo tem o seu regime de trimestralidade assim distribuído:

1º trimestre = 30 pontos
2º trimestre = 35 pontos
3º trimestre = 35 pontos

        Serão distribuídos 100 pontos no decorrer do ano letivo. A aprovação do estudante depende de frequência (mínimo de 75% de presença ao total de horas/aulas ministradas no ano letivo) e de aproveitamento (mínimo de 60% dos 100 pontos distribuídos em cada área do conhecimento).

       Se por motivo de saúde ou de força maior, o estudante não puder comparecer à avaliação, a mesma só poderá ser realizada em 2ª chamada, em data marcada, conforme Calendário Escolar, mediante atestado médico ou justificativa assinada pelo responsável, no prazo impreterível de 24 horas. O estudante deverá fazer o requerimento na secretaria. O valor para a segunda chamada deverá ser pago na tesouraria do colégio, caso não seja por motivo de saúde.

Processo Avaliativo


Educação Infantil

- Portfólio

- Observação

- Ficha de acompanhamento de desenvolvimento



Ensino Fundamental I

Avaliações Mensais:
são testes com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas), aplicados de acordo com o planejamento dos professores. Cada turma tem um dia para a aplicação.

Avaliação Temática: consta de uma prova com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas), planejada a partir de um tema previamente estabelecido. É aplicada de acordo com o cronograma. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas.

Avaliação Trimestral: elaborada com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas) e aplicada, de acordo com o cronograma.

Atividades Programadas: trabalhos, pesquisas e deveres.

ENEC- Exame Nacional das Escolas Cenecistas: é um exame que envolve todas as unidades da rede e tem por objetivo aferir o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes cenecistas.

Data do ENEC - Ens. Fund. I: 25/09/2015




Ensino Fundamental II e Ensino Médio

O estudante será avaliado com os seguintes instrumentos:

Avaliação Semanal: questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas). Aplicada de acordo com o cronograma.

Avaliação Trimestral: elaborada com questões discursivas (abertas) e objetivas (fechadas) e aplicada no turno matutino, de acordo com o cronograma.

Simulado (para Ensino Médio): Consta de uma prova elaborada com questões objetivas. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas.

Avaliação Temática (para Ensino Fundamental II): consta de uma prova objetiva (fechada), planejada a partir de um tema previamente estabelecido. É aplicada de acordo com o cronograma. A nota é global, ou seja, atinge todas as disciplinas

Deveres e trabalhos: são tarefas programadas pelos professores.

Eventos e Projetos: ocorrem durante o ano letivo, com datas previamente estabelecidas pelos professores. Os critérios de avaliação serão discriminados em seus respectivos planejamentos


 

Processo de Recuperação

            O Processo de Recuperação tem por objetivo recuperar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ao longo do processo educativo, de modo que o estudante possa garantir o nível mínimo de aproveitamento fixado nos objetivos propostos.

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