Portal da Família

Neste espaço disponibilizaremos informações úteis para os pais na educação de seus filhos. Contaremos com artigos, citações e dicas de pedagogos e educadores que visam ajudar a compreender melhor os anseios das crianças e dos adolescentes.

Mensagens:

Livros recomendados:

Livro: Quem ama, educa!
Autor: Içami Tiba
Editora: Gente

O autor consegue, por meio de comparações, explicar os dilemas da vida familiar. Uma das passagens mais importantes do livro é quando Tiba compara os filhos com navios e os pais com estaleiros. "Nos estaleiros os navios são construídos. O lugar mais seguro para os navios é o porto, mas eles não foram construídos para ficar ancorados no porto, e sim para singrar os mares... Os pais podem achar que o lugar mais seguro para os filhos é junto deles, mas os filhos não nasceram para isso, e sim para singrar os mares da vida...", profetiza.

Para saber mais sobre o autor, acesse o site www.tiba.com.br

Livro: "Esmeralda - Por que não dancei!"
Autora: Esmeralda do Carmo Ortiz, Coordenação: Gilberto Dimenstein
Editora: Senac/SP

O livro conta a trajetória de uma menina de rua em São Paulo, Esmeralda, a própria autora da obra. Trata-se de um depoimento de quem esteve fora de casa desde os oito anos de idade, enfrentando todas as dificuldades de uma vida sem rumo ou parâmetros.
         A obra representa uma reflexão de grande valor para os pais, que têm como desafio, mais do que nunca, conhecer a realidade social do país para ajudar na formação dos filhos em idade escolar.

Livro: Limites - sem trauma
Autor: Tania Zagury
Editora: Record

Com a linguagem direta e clara que caracteriza todos os demais trabalhos da autora, Limites sem trauma virá, sem dúvida, constituir um novo "livro de cabeceira" para os pais porque cobre uma lacuna importante: ensina objetivamente como, quando e por que dizer "não" aos filhos. E também como, quando e por que dizer "sim".
          Os recursos utilizados pela autora, apresentando o texto, por vezes, sob a forma de tópicos, além de utilíssimos capítulos divididos por faixas etárias, indicando as necessidades das crianças em cada etapa do desenvolvimento relacionadas às respectivas tarefas dos pais em relação aos limites, tornam a obra especialmente proveitosa e prática.

ivro: A Linguagem do Afeto - Como ensinar virtudes e transmitir valores
Autor: Celso Antunes
Editora: Papirus

Nunca se discutiu tanto a importância de ensinar virtudes e transmitir valores para as crianças como nos últimos anos, quando essa necessidade pareceu mostrar-se tão significativa e imperiosa. Mas quais valores ensinar? Como ter certeza de que tais ensinamentos ficariam gravados na mente infantil? E, sobretudo, até que ponto o ensino de valores realmente ajudaria o ser humano a construir-se de modo ético e socialmente responsável? Acreditamos, sinceramente, que esse livro responda a essas dúvidas. Fortemente baseado em pesquisas sobre a aprendizagem humana e respaldado pela vasta experiência de Celso Antunes como educador, pai e avô, a obra propõe um conjunto de valores a serem trabalhados, expõe a visão do autor para reflexão e mostra a forma mais eficiente de desenvolvê-los em casa e na escola, reafirmando que, efetivamente, é na infância que construímos nossos sentimentos e nossos fundamentos éticos.
          Obra para professores, mas principalmente para pais, busca mostrar em todas as linhas que a grande herança que podemos deixar não é a representada pelos bens materiais, mas pela ação integral e ilimitada de quem ama educar e ama a quem educa.